"A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável." (Mahatma Gandhi.)
.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Neste momento, estou desempregado e como tal, á procura de trabalho, leio o jornal dia sim - dia não e uma das noticias que vêm sempre é tipo “Homem suicida-se por…” ou “Homem suicida-se, após matar a família.”

Ponho-me a pensar no que será a Vida para estas pessoas…

Uma cagadela de pássaro que cai no vidro do nosso carro e nos faz activar o pára-brisas? Uma “coisa” vulgar que se usa e vota fora? Algo que nos é “dado” só porque sim? Haverá situações tão más que justifiquem pôr fim á nossa vida?

Não consigo perceber. Talvez por a Vida ser, para mim, a solução para todos os nossos problemas… quando encontro uma barreira á frente, é vivendo que a ultrapasso!

Posso estar iludido ou até não saberei o que é a Vida, mas a morte… o que se resolve com a morte? Transferindo os nossos problemas para as pessoas que mais amamos, colocando o sentimento de culpa, de incapacidade, nestas mesmas pessoas ou deixando os assuntos que não tivemos coragem de resolver, para os outros, é assim que se resolve alguma coisa?! Sim, porque a morte não passa disso e disto tenho a certeza!

Isto tudo para os que acham na morte, deles, “a solução.” Porque para os que interrompem a de outras pessoas, seja por traição ou qualquer outra maluquice (motivo, nunca há), tenho explicação… animais, é a palavra. Mas pior foi e são os que lhes dão o direito, por “Ah, estava desesperado” ou “Ah, porque quando era pequeno…”, a ter um advogado que, como é óbvio, conseguirá um atestado de incapacidade psicológica para premiar o animal… ir para um sanatório, de onde sairá dentro de anos (se não forem meses), não passa de um prémio! E os remorsos, a culpa que carrerá para toda a vida (se for um acto de desespero), não é castigo? É claro que não. Castigo seria a perpétua e s/ hipótese de recurso, claro!

A Vida é um jogo de peões… para chegar ao fim, á meta, é preciso percorrer todo o tabuleiro, cair em ratoeiras, … se desistirmos, o peão não avança, fica ali a estorvar!

- este texto já tem uns aninhos...

Groselha Laranja

Groselha Laranja
Nova Aventura