"A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável." (Mahatma Gandhi.)
.

sábado, 15 de maio de 2010

Expressão da figura Humana!

Tenho, como trabalho para uma cadeira de faculdade, que modelar uma figura humana… será possível? O que é então uma figura humana? Um corpo, apenas um corpo?!?

Para que serve o passado? Não são as recordações, as birras, as “nódoas negras” que provocam a modelagem?!? Claro que sim e, mais, a figura humana só tem e pode ser esculpida por um único escultor que não somos nós e sim a Vida… o nosso trabalho é apenas analisar e dar umas dicas! Dicas, estas que se traduzem em expressões.

Ontem, por exemplo, estava no Jota e “colei” a observar uma pessoa que estava do outro lado doa café… estava-se a colocar em causa, a expressão dizia “- o que estou eu a fazer aqui? Para onde estou a caminhar? Serei eu que estou errado???”
Antes umas horas, estive em frente de outra pessoa que enquanto escrevia uma sms, as sua expressões denunciavam os seus pensamentos.

Claro que ao analisar as dos outros, estamos nós mesmo a "enviar" expressões... as minhas foram, certamente, nestes dois exemplo, completamente diferentes porque no 1º caso seriam de pena (pena por saber que a pessoa estava a ter as respostas certas, mas não as aceitava!) ao contrário do segundo, que transmitia confiança em incertezas que também transmitia... analisava correctamente seus pensamentos e como tal a
s minhas expressões seriam sob forma de sorriso.

Para mim a expressão da figura humana é nada mais do que isto, não é o que a figura humana quer transmitir e sim pistas, digamos, para o seu verdadeiro EU decifrar.

Assim como concordo quando a Kokitas diz num texto que cada pessoa tem/transmite uma cor e que tem pena de por vezes não a vermos a horas, acho também que todas as expressões da figura humana devam ser entendidas/observadas por todos..
. estas duas, cor e expressão, acabam por irem ao mesmo... conhecer o verdadeiro de cada pessoa!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Expressão da figura Humana!?!

"No seu volume tridimensional, percebe de um modo muito específico a realidade do espaço, dado que também pode ser defenida como a sobreposição de um espaço artístico dentro de um espaço real.
Possivelmente por isso é que tem mostrado menos relação com a fantasia do que outras artes, tendo sido predominantemente figurativa, e nomeadamente muito ligada também à expressão da figura humana."
E ai entro eu, tu, nós... Para conseguir analisar de uma forma predominante o verdadeiro ser Humano, onde queremos nos chegar? Coisas que por vezes me leva a pensar, temos onde chegar?
Pois, claro, existe sempre uma razão para uma realidade especifica de espaço, de lugar, de estar e viver, um certo percurso que nos é predestinado... Mas não será só isso, é muito mais, é partir do artístico, para a realidade, que nos é coloca, as regras.
A verdade das verdades é que começamos do zero e a partir dai vamos construindo tudo de novo, vezes e vezes sem conta... E ainda posso dizer mais, é mesmo como a escultura, começamos com o barro em bruto, apenas um pedaço de barro e nada mais e tudo vai sendo criado, moldado e esculpido da forma como queremos que a peça fique como objecto final. O ser humano é assim pode ser esculpido várias vezes até ficar com o resultado final que queremos, pois a verdade de tudo isto é mesmo essa, temos que nos moldar a todas as situaçoes que nos vão sendo impostas ao longo do nosso percurso. Porque sim, eu quero terminar a minha peça de barro como eu a idealizei...

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Taquetinho ou lebas nu fucinho 1982

humano vs Amigo

Ouvir, ajudar, aconselhar são palavras que fazem parte de uma amizade mas… são A Amizade???
A mim, mete-me um bocadito de confusão alguém chamar-me de amigo só porque um dia ouvi, um dia disse “estás errado!”, um dia “emprestei” o meu ombro a alguém… é-me esquisito.

A Amizade é muito mais, não sei caracterizar este muito mais… talvez mesmo por isto, por ser muito mais. Amizade é algo mútuo, eu acho! Se eu não considero um amigo alguém que me chama de amigo ou, pior, se eu não me considero amigo deste alguém, como posso eu ser amigo? Não sou!
Olhando em meu redor, explico que a palavra “amizade” não é levada a sério; isto porque, tipo, hoje este é meu amigo e amanha é um cabrão… não, isto nunca foi amizade! Amizade é algo que fica… podem-nos magoar, mas os amigos nunca passam a cabrões.

Se calhar sou demasiado selectivo ou, com alguns dizem, fechado à amizade, mas… para mim é mesmo assim… adoro ajudar, adoro ouvir, adoro partilhar com todos mas isto não me leva a considerar-me amigo de alguém e qual o mal? Ajudar/Aconselhar/"Criticar" sem ser amigo é ser-se falso??? Ó, ide "masé" bugiar!!!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

12 Horas?!


Recordações, não passam de recordações é o passado e não o presente!
Olhamos sempre para o passado tentando arranjar uma desculpa ou comparação para o que se vai passando no nosso bruto presente... e para quê?!
Vamos lá é percorrer essa estrada não agarrando o passado. E eu ando à procura não sei bem do que, mas cá ando até me deixaram.
Carinhosas por natureza em palavras meigas, palavras que apenas vão saindo e me deixam desolada. Quero deixar de ser incredula ao que me é colocado no caminho, agarrar com unhas e dentes todo o verdadeiro carinho que a vida nos oferece.
Saudade é a terra caída de que um dia sonharei...

doze horas

...estado onde se pensa não pensando, onde se caminha parado, onde se morre mas continuando a viver e tudo acaba quando passamos para o outro estado… quer dizer… será que acaba? Ou será onde tudo começa?

terça-feira, 11 de maio de 2010

A nova aventura das palavras!

Mundo, palavra que define um todo mas, ao mesmo tempo, todo um nada… é como groselha laranja! Se é groselha não é laranja e se é laranja não é groselha ... palavras transmitem, unicamente, sentidos, o conjunto de algumas podem fazer sentido para muitos, para alguns, para aquele ou apenas para mim e daqui o (meu) sentido da palavra “aventura” quando se fala de palavras.

Este pensamento, por exemplo... muitos vão pensar “wtf”; outros irão dar um sentido ligado a alguma experiência vivida / aos seus estados de espírito e, talvez, um ou outro vai dizer “fonix, que génio!” A mim? Apenas faz-me sentido!

E começa aqui a nova aventura de palavras!

Meu olhar dourado subescreve o merecido pudor, e mergulha entre virtudes desnecessárias a rotina do dia a dia.. a fantasia que provavelmente por outro sera ouvida é o desfazer da segurança do meu ser...

E corro entre virtudes desgastadas pelo tempo incerto.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Groselha Laranja

Groselha Laranja
Nova Aventura