"A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável." (Mahatma Gandhi.)
.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Neste momento, estou desempregado e como tal, á procura de trabalho, leio o jornal dia sim - dia não e uma das noticias que vêm sempre é tipo “Homem suicida-se por…” ou “Homem suicida-se, após matar a família.”

Ponho-me a pensar no que será a Vida para estas pessoas…

Uma cagadela de pássaro que cai no vidro do nosso carro e nos faz activar o pára-brisas? Uma “coisa” vulgar que se usa e vota fora? Algo que nos é “dado” só porque sim? Haverá situações tão más que justifiquem pôr fim á nossa vida?

Não consigo perceber. Talvez por a Vida ser, para mim, a solução para todos os nossos problemas… quando encontro uma barreira á frente, é vivendo que a ultrapasso!

Posso estar iludido ou até não saberei o que é a Vida, mas a morte… o que se resolve com a morte? Transferindo os nossos problemas para as pessoas que mais amamos, colocando o sentimento de culpa, de incapacidade, nestas mesmas pessoas ou deixando os assuntos que não tivemos coragem de resolver, para os outros, é assim que se resolve alguma coisa?! Sim, porque a morte não passa disso e disto tenho a certeza!

Isto tudo para os que acham na morte, deles, “a solução.” Porque para os que interrompem a de outras pessoas, seja por traição ou qualquer outra maluquice (motivo, nunca há), tenho explicação… animais, é a palavra. Mas pior foi e são os que lhes dão o direito, por “Ah, estava desesperado” ou “Ah, porque quando era pequeno…”, a ter um advogado que, como é óbvio, conseguirá um atestado de incapacidade psicológica para premiar o animal… ir para um sanatório, de onde sairá dentro de anos (se não forem meses), não passa de um prémio! E os remorsos, a culpa que carrerá para toda a vida (se for um acto de desespero), não é castigo? É claro que não. Castigo seria a perpétua e s/ hipótese de recurso, claro!

A Vida é um jogo de peões… para chegar ao fim, á meta, é preciso percorrer todo o tabuleiro, cair em ratoeiras, … se desistirmos, o peão não avança, fica ali a estorvar!

- este texto já tem uns aninhos...

domingo, 3 de outubro de 2010

Amazing Grace



o sentido não está no "em quem" mas sim no "como"

domingo, 20 de junho de 2010

... e que tal afirma-la cá dentro?!?

Falem na importância de exportar a música nacional…

  • vou a um festival (Português), 90% são bandas vindas do exterior e os restantes 10%, na maioria da vezes, são compostos pelos “velhinhos” que já todos conhecem;
  • se a banda portuguesa quer actuar tem de aceitar receber em comida e transporte (e com sorte);
  • lançar álbum… meu deus… alguns são lançados por editoras estrangeiras;
  • e a rádio? “Obrigadas” a passar banda portuguesas… a que ponto chegamos LOL

Tanta boa música que temos… se houver aposta como há para as “pimba” e para os “dinossauros” (sem querer dizer que fazem mal), há sucesso!

A música exporta-se sozinha, o necessário é afirma-la cá dentro

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Parabéns manina...

Ia começar a dizer que conheço-te há pelo menos uns 12/13 anos, mas a verdade é que só fomos apresentados há três anos… é estranho lol…
Há 13 anos, passávamos quase todas as noites de verão na “Zona J”, partilhávamos, por assim dizer, o mesmo grupo de conhecidos e no entanto não posso dizer que nos conhecia-mos… nunca fomos apresentados… eras a irmã do “Vidé” e eu o Amigo do “Xoteco” e “Jimbra.”
Apesar da nossa “distância próxima”, lembro-me bem… de calças largas (a “cair”) todas coloridas, camisolas igualmente coloridas, passavas a noite a “dançar” com as tuas “bolinhas” como se dançasses com o vento, com a Vida e era assim que te via… sempre na tua. Depois deixamos de ir à “J” e durante alguns anos, deixamos de nos ver… era só em alguns concertos.

Há 3 anos, conheci a Rute… vira-se e diz-me: “ - conheço uma pessoa que diz te conhecer. A Kokas, sabes?” A verdade é que só me lembrei quando referiu “ – é irmã do Davide, Chemcal Wire”
Uma semana depois, apareceste com a Rute e o João no café (Quinta S. Salvador) e ai sim, podemos dizer que fomos apresentados, ou melhor… apresentamos-nos um ao outro… o arranque foi Chemical Wire e Homem Mau lol – vá lá, pelo menos não foi com um “tá bom tempo” ehehehe ;). Trocamos números, fomos lanchar no dia seguinte, no outro dia também e um mesito depois marés vivas, Moncorvo… AMIGOS!!!
Acho mesmo estranho… já viste isto? Tantos anos a partilhar o mesmo grupo, as mesmas noites, os mesmos concertos, etc e nada, alias, por vezes nem um “oi” e depois a nossa Amizade começa através de pessoas estranhas a este tal grupo… LOL, é muito engraçado… a Vida é mesmo linda!
Isto tudo para dizer que, agora, não consigo imaginar uma coisa diferente… as nossas vidas tinham mesmo de se cruzar. Não consigo sequer pensar em morrer sem conhecer a pessoa tão especial que és… uma família não tem lógica se não conhecer os seus parente e tu és minha manina!!!

Mana, és uma PEE – Pessoa Espectacularmente Especial , nunca ponhas isto em causa… não és tu que mereces as pessoas e sim o contrário.

Já te disse isto e vou repetir, eu sempre fui um apreciador, um fã da Vida, mas contigo esta paixão passou todos os limites… nestes três anos vi coisas que nunca vi, torne-me uma pessoa ainda melhor, contigo descobri tanto, mas muito mesmos acerca de tudo, até acerca da minha pessoa… não és perfeita e é como o outro diz “deus me livre em ser perfeito”, mas não tenho dúvidas, devias ser O Modelo… o mundo seria bem melhor!

Ps: ontem teria saído palavras melhores… estou todo roto… mas a conclusão seria a mesma…

Muito parabéns…

ADORO-TE,
O Mano


nasceste para voar... quem te quiser prender, não te conhece verdadeiramente! "Voa, voa borboleta"

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Terra do Nunca (mas não de sonho)!

Diariamente, num grupo da rede Facebook, são colocados animais para adopção, 4 em 5 divulgados foram abandonados… Há algo que me está a escapar-me! Vivo numa sociedade ou numa terra do nunca composta por uma espécie (em expansão) que parece um cruzamento entre Gnus e sei lá o quê???

Ninguém obriga ninguém a ter um animal em casa… nem dá bónus no irs nem nada!!!

Ó coisa, não és racional, prontos, não és… faz-me um favor (se sabes o que é), nem sequer penses na hipótese de ter um animal em casa sim?


Abandonar um animal já é crime, mas… por mim… era punido com CADEIA seu porco!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

o podre na Beleza...

Olho-te, vejo-te baça… há 19 anos não eras assim!
O que te fizeram? O que te fazem? Ainda encontro beleza, muita beleza em ti. Não percebo, a sério que não… como podem não ver a beleza que, repito, ainda vejo em ti? Sim, porque se a vissem não te faziam 0,0000(1)% do mal que te continuam a fazer!

És a nossa essência, eles não vêm isto?
És tu que nos dás tudo e sem marcas brancas
É tudo puro em ti, e nada nos arrancas!
Mas eles não vêm isto?
Tudo o que é criado por eles, não passa de recriações
Porque o inicio, este vem sempre de ti
A minha paz, encontro em ti!
Tu enches corações

Eu tinha 10 anos… não sei como, não consigo entender mais beleza do que a que vejo em ti, mas é certo, eras ainda mais bela. O mundo tem milhões de anos e pelo que sei nasceste ao mesmo tempo, ninguém te criou… falo da tua essência!

Os que, como eu, vêm a tua beleza, o teu poder, os que vêm em ti a única salvação, apesar de também cometerem falhas, criam amarelos, verdes, azuis e planos, muitos planos que travavam o teu “cancro” cuja origem vem de uma coisa chamada de Humanidade!

Eles não vêm? Ainda há solução! Embora menos bela, vais ficar ao contrário de nós. Mas, insisto, eles não vêm? Ainda há solução! E a base desta solução está nos tais amarelos, verdes e azuis!!!

domingo, 23 de maio de 2010

Sonhos!!!

Sonhar, sonhar e sonhar, é assim que o amanha é possível… é só assim que sei viver e estão-me a tentar tirar os sonhos, estão-me a sugar as nuvens… quero e vou voltar a sonhar, quero e vou voltar a voar!

Alguns dizem que não se pode viver no sonho. Wtf? Mas que sabem eles então da vida??? Porque se há uma certeza que tenho, é de que o sonho é o motor para tudo e, sim, é através deste que se Vive!

Estes palermas, até nos podem fazer esquecer das pequenas coisas que temos em nosso redor… mas é como tu, Kokitas, dizes, e muito bem, são apenas fases! Não nos podemos deixar levar… tu queres, eu quero e muito outros quererão voar e por isto ninguém, mas mesmo ninguém vai-nos conseguir tirar as asas!


“Voar que significa liberdade, e eu quero conquistar a minha liberdade” (Ana Lobão)

Sonhos !!!

O sonho é a bonita experiência que pode conter significados bem diferentes. Tudo consiste na vasta imaginação do nosso próprio inconsciente.
"Em diversas tradições culturais e religiosas, o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência."
"O sonho comanda a vida..."
Eu quero sonhar, eu quero viver a vida que tenho pela frente, por vezes sinto-me sem força para isso, mas são apenas fases e etapas que temos ao longo de todo um percurso... Acabamos sempre por não dar valor a pequeninas coisas que temos em nosso redor, mas uma coisa vos digo EU QUERO VOAR!
Voar que significa liberdade, e eu quero conquistar toda a minha liberdade...

sexta-feira, 21 de maio de 2010

A vontade de ter, mas não estar...

“já não sei se foi o bom que me deixou ou se foi o mau que só ficou” (Homem Mau)

Tenho vontade de ter o momento, mas não estou seguro
Tenho vontade de ter o saboroso, mas não estou a ver beleza
Tenho vontade de ter asas, mas não estou nas nuvens

Tenho vontade de ter coragem, mas não estou fortaleza
Tenho vontade de ter o além, mas não estou nas margens
Tenho vontade… e tudo está em muro

Não sei no que penso, mas penso, o problema é que penso, penso em muita coisa e em nada… merda de cabeça… porque tem de ver sempre aquilo que os olhos não atingem?

Há momentos que são para serem momentos e ponto final! Porque raio tem de haver uma lógica para tudo? Porque não consigo aceitar momentos? Porque tenho sempre “de estar”? Será por aquela experiência, talvez me tenha deixado ficar só o mau… ou será o bom??? Raramente obtenho respostas, só ainda mais questões.

Apenas sei que tenho a vontade de ter, mas não estar… será mesmo que o saboroso da coisa vale o mal que faz?

quarta-feira, 19 de maio de 2010

A vontade de ter, mas não estar...

Por vezes passamos por experiências e por momentos, que queremos que nunca mais acabem, mas a verdade não será essa. Sempre ouvi dizer que "o que é bom acaba depressa" e tudo se resume a isso mesmo.
Ouço a banda a tocar, e não sei ao certo o sentimento que tenho dentro de mim...
Única e verdadeira, seram as palavras ideias para descrever tudo o que consigo ouvir dentro de mim. Não sei muito bem o que escrever, com tanta coisa cá dentro... É mesmo a vontade de ter, mas não estar. Não olhes para trás, mas sim para o que tens dentro de ti, a verdadeiro ser que queres ser e ter a teu lado.

sábado, 15 de maio de 2010

Expressão da figura Humana!

Tenho, como trabalho para uma cadeira de faculdade, que modelar uma figura humana… será possível? O que é então uma figura humana? Um corpo, apenas um corpo?!?

Para que serve o passado? Não são as recordações, as birras, as “nódoas negras” que provocam a modelagem?!? Claro que sim e, mais, a figura humana só tem e pode ser esculpida por um único escultor que não somos nós e sim a Vida… o nosso trabalho é apenas analisar e dar umas dicas! Dicas, estas que se traduzem em expressões.

Ontem, por exemplo, estava no Jota e “colei” a observar uma pessoa que estava do outro lado doa café… estava-se a colocar em causa, a expressão dizia “- o que estou eu a fazer aqui? Para onde estou a caminhar? Serei eu que estou errado???”
Antes umas horas, estive em frente de outra pessoa que enquanto escrevia uma sms, as sua expressões denunciavam os seus pensamentos.

Claro que ao analisar as dos outros, estamos nós mesmo a "enviar" expressões... as minhas foram, certamente, nestes dois exemplo, completamente diferentes porque no 1º caso seriam de pena (pena por saber que a pessoa estava a ter as respostas certas, mas não as aceitava!) ao contrário do segundo, que transmitia confiança em incertezas que também transmitia... analisava correctamente seus pensamentos e como tal a
s minhas expressões seriam sob forma de sorriso.

Para mim a expressão da figura humana é nada mais do que isto, não é o que a figura humana quer transmitir e sim pistas, digamos, para o seu verdadeiro EU decifrar.

Assim como concordo quando a Kokitas diz num texto que cada pessoa tem/transmite uma cor e que tem pena de por vezes não a vermos a horas, acho também que todas as expressões da figura humana devam ser entendidas/observadas por todos..
. estas duas, cor e expressão, acabam por irem ao mesmo... conhecer o verdadeiro de cada pessoa!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Expressão da figura Humana!?!

"No seu volume tridimensional, percebe de um modo muito específico a realidade do espaço, dado que também pode ser defenida como a sobreposição de um espaço artístico dentro de um espaço real.
Possivelmente por isso é que tem mostrado menos relação com a fantasia do que outras artes, tendo sido predominantemente figurativa, e nomeadamente muito ligada também à expressão da figura humana."
E ai entro eu, tu, nós... Para conseguir analisar de uma forma predominante o verdadeiro ser Humano, onde queremos nos chegar? Coisas que por vezes me leva a pensar, temos onde chegar?
Pois, claro, existe sempre uma razão para uma realidade especifica de espaço, de lugar, de estar e viver, um certo percurso que nos é predestinado... Mas não será só isso, é muito mais, é partir do artístico, para a realidade, que nos é coloca, as regras.
A verdade das verdades é que começamos do zero e a partir dai vamos construindo tudo de novo, vezes e vezes sem conta... E ainda posso dizer mais, é mesmo como a escultura, começamos com o barro em bruto, apenas um pedaço de barro e nada mais e tudo vai sendo criado, moldado e esculpido da forma como queremos que a peça fique como objecto final. O ser humano é assim pode ser esculpido várias vezes até ficar com o resultado final que queremos, pois a verdade de tudo isto é mesmo essa, temos que nos moldar a todas as situaçoes que nos vão sendo impostas ao longo do nosso percurso. Porque sim, eu quero terminar a minha peça de barro como eu a idealizei...

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Taquetinho ou lebas nu fucinho 1982

humano vs Amigo

Ouvir, ajudar, aconselhar são palavras que fazem parte de uma amizade mas… são A Amizade???
A mim, mete-me um bocadito de confusão alguém chamar-me de amigo só porque um dia ouvi, um dia disse “estás errado!”, um dia “emprestei” o meu ombro a alguém… é-me esquisito.

A Amizade é muito mais, não sei caracterizar este muito mais… talvez mesmo por isto, por ser muito mais. Amizade é algo mútuo, eu acho! Se eu não considero um amigo alguém que me chama de amigo ou, pior, se eu não me considero amigo deste alguém, como posso eu ser amigo? Não sou!
Olhando em meu redor, explico que a palavra “amizade” não é levada a sério; isto porque, tipo, hoje este é meu amigo e amanha é um cabrão… não, isto nunca foi amizade! Amizade é algo que fica… podem-nos magoar, mas os amigos nunca passam a cabrões.

Se calhar sou demasiado selectivo ou, com alguns dizem, fechado à amizade, mas… para mim é mesmo assim… adoro ajudar, adoro ouvir, adoro partilhar com todos mas isto não me leva a considerar-me amigo de alguém e qual o mal? Ajudar/Aconselhar/"Criticar" sem ser amigo é ser-se falso??? Ó, ide "masé" bugiar!!!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

12 Horas?!


Recordações, não passam de recordações é o passado e não o presente!
Olhamos sempre para o passado tentando arranjar uma desculpa ou comparação para o que se vai passando no nosso bruto presente... e para quê?!
Vamos lá é percorrer essa estrada não agarrando o passado. E eu ando à procura não sei bem do que, mas cá ando até me deixaram.
Carinhosas por natureza em palavras meigas, palavras que apenas vão saindo e me deixam desolada. Quero deixar de ser incredula ao que me é colocado no caminho, agarrar com unhas e dentes todo o verdadeiro carinho que a vida nos oferece.
Saudade é a terra caída de que um dia sonharei...

doze horas

...estado onde se pensa não pensando, onde se caminha parado, onde se morre mas continuando a viver e tudo acaba quando passamos para o outro estado… quer dizer… será que acaba? Ou será onde tudo começa?

terça-feira, 11 de maio de 2010

A nova aventura das palavras!

Mundo, palavra que define um todo mas, ao mesmo tempo, todo um nada… é como groselha laranja! Se é groselha não é laranja e se é laranja não é groselha ... palavras transmitem, unicamente, sentidos, o conjunto de algumas podem fazer sentido para muitos, para alguns, para aquele ou apenas para mim e daqui o (meu) sentido da palavra “aventura” quando se fala de palavras.

Este pensamento, por exemplo... muitos vão pensar “wtf”; outros irão dar um sentido ligado a alguma experiência vivida / aos seus estados de espírito e, talvez, um ou outro vai dizer “fonix, que génio!” A mim? Apenas faz-me sentido!

E começa aqui a nova aventura de palavras!

Meu olhar dourado subescreve o merecido pudor, e mergulha entre virtudes desnecessárias a rotina do dia a dia.. a fantasia que provavelmente por outro sera ouvida é o desfazer da segurança do meu ser...

E corro entre virtudes desgastadas pelo tempo incerto.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Groselha Laranja

Groselha Laranja
Nova Aventura